Diet x Light - Qual a Diferença?

A preocupação com a alimentação é uma questão humana há bastante tempo. As pessoas buscam comer melhor por questões de saúde ou estéticas. Inserida nesse contexto, entra uma dúvida que atinge uma grande parcela do público: Diet x Light, qual a diferença?

Antes de entender as diferenças, precisamos compreender que tanto o Diet quanto o Light possuem a sua própria importância quando falamos em dietas.

São essenciais para pessoas que buscam emagrecimento ou um corpo mais saudável. Diabéticos, inclusive, são consumidores assíduos dos produtos Diet.

Produtos Diet

 

 

Os produtos Diet são aqueles que foram formulados para suprir necessidades especiais específicas de pessoas com condições de saúde mais restritivas no que se diz respeito à alimentação. De forma geral, os produtos Diet são aqueles com ausência de algum nutriente, como açúcar ou gordura, por exemplo.

Como já comentado acima, os produtos Diet são muito consumidos por pessoas portadoras de diabetes, ou seja, que precisam regular bastante as suas alimentações. Os produtos Diet, geralmente os sem açúcar, fazem com que os diabéticos possam desfrutar de uma vida melhor, sentindo os melhores sabores sem abrir mão de uma boa saúde.

É válido lembrar ainda que nem todos os alimentos Diet são saudáveis apenas por carregar esse rótulo. É comum encontrarmos produtos que são zero açúcar, por exemplo, mas são carregados de outros ingredientes como gorduras saturadas ou conservantes. 

 

Produtos Light

 

Nesse caso, os produtos também passaram por redução em algum nutriente, entretanto, não foi feito especialmente para pessoas com restrições médicas.

A grande diferença é que aqui, os produtos não precisam ser zero em algo, basta que pelo menos 25% de algum nutriente tenha sido reduzido para ser considerado light.

Esse tipo de alimento não é tão recomendado para pessoas diabéticas, entretanto, é amplamente consumido por aqueles que estão fazendo dietas e que buscam emagrecimento cortando calorias.

 

Regulamentação

No Brasil, existem diversas normas que precisam ser seguidas para que haja uma padronização e controle maior. No nosso país, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão regulamentador. 

 

Todas as empresas que buscam trabalhar com produtos Diet e Light no Brasil, necessitam obrigatoriamente estar em consonância com a Anvisa. De acordo com o órgão, todos os procedimentos de rotulagem e publicidade dos produtos devem estar em conformidade com a regulamentação, e as empresas precisam garantir que suas formulações estejam alinhadas aos critérios pré-estabelecidos como Diet e Light.

Esteja Atento 

É fundamental que os consumidores façam sempre uma leitura atenta dos rótulos dos produtos diet e light que vão consumir.

Entender os valores nutricionais e verificar se aquilo atende ao que você busca é um passo muito importante para que cada indivíduo entenda mais sobre as suas próprias preferências ou necessidades alimentares.

Faça Escolhas Conscientes

Como você já viu superficialmente neste artigo, é necessário que cada consumidor faça escolhas conscientes sobre aquilo que vai consumir.

Um dos problemas que os produtos Diet - não necessariamente todos - pode apresentar, é a compensação da falta de algum nutriente com outros que podem prejudicar a sua saúde, como adoçantes artificiais ou aditivos.

 

 

No caso dos produtos Lights, recomenda-se uma visita a um profissional de nutrição, que vai ajudar a entender sobre os valores nutricionais presentes nos produtos.

Lembre-se: nem tudo que é light ou diet se torna automaticamente saudável.

Faça Exercícios Físicos

Não importa se sua escolha seja Diet ou Light, não deixe de se exercitar. Essa dica vale para as pessoas com diabetes e que não podem ingerir açúcar, e claro, para os que buscam emagrecimento saudável.

Estar em uma dieta e ter que controlar a alimentação não é nada fácil, mas o processo pode ser mais prazeroso com a companhia dos exercícios físicos.

Seus benefícios são imensos para a parte física, mas também ajudam muito na saúde mental de quem os pratica. Isso faz a diferença na hora de encarar uma dieta ou de balancear a alimentação.

Saiba Com Quem Contar

Se você é diabético ou está enfrentando uma dieta e precisa de uma alimentação equilibrada, procure por estabelecimentos que forneçam alimentos que caibam no seu dia a dia.

A Forneria Luce é a sua melhor parceira para você encontrar produtos Diet, Light e Low Carb.

Temos excelentes opções de doces e salgados que podem ser inseridos com tranquilidade na sua rotina, dependendo da sua dieta. 

A gente acredita que aqueles que têm alguma restrição alimentar, como os diabéticos, também possuem o direito de sentir os incríveis sabores.

Conheça o nosso cardápio e veja que você não precisa abrir mão da saúde para experimentar o que há de melhor.