O que é Dieta Low Carb e como fazê-la?

As dietas fazem parte da rotina das pessoas há muito tempo. Seja para buscar a estética tão sonhada, para adquirir mais saúde ou até mesmo para uma  melhor performance em atividades físicas. O fato é que todo mundo - ou quase todos - já passamos por dietas na vida. Hoje, vamos falar especialmente sobre uma delas. É hora de entender o que é a Dieta Low Carb e como fazê-la. 

O que é a Dieta Low Carb?

Em português, "Low" significa "baixo" e "Carb" é uma abreviatura para carboidrato. Logo, a dieta Low Carb consiste em um regime de alimentação focado no baixo consumo de carboidratos. 

De uns tempos para cá, a busca pela Dieta Low Carb vem crescendo. E embora os resultados variem de pessoa para pessoa, contudo, seus benefícios à saúde continuam sendo bastante atrativos.  

Os Benefícios da Dieta Low Carb

  • Perda de Peso: A perda de peso é uma das principais razões pelas quais o público busca a dieta Low Carb. Com a dieta, o corpo é forçado a queimar gordura armazenada para obter energia, proporcionando perda de peso.
  • Aumento da Saciedade: Ingerindo proteínas e gorduras saudáveis, você vai sentir que estará mais saciado ingerindo menores porções de comida. Isso reduz a ingestão de calorias e consequentemente você pode emagrecer.
  • Melhora na Digestão: Com a diminuição de carboidratos e aumento de alimentos ricos em fibras, a saúde digestiva melhora gradativamente ao longo da dieta.
  • Controle de Açúcar: É natural que durante a sua dieta, os níveis de açúcar no sangue sejam controlados, sendo excelente para portadores de diabetes tipo 2. Reduzindo carboidratos, o açúcar no sangue após refeições também é reduzido.

Para entender melhor, numa alimentação regular, cerca de 60% das calorias virão dos carboidratos. Na dieta Low Carb, por sua vez, essa porcentagem poderá cair para 40%, onde serão priorizados os carboidratos complexos ao invés dos simples. 

Mas fique tranquilo que explicaremos o que são os carboidratos simples e complexos mais adiante. Antes disso, vamos entender as funções do carboidrato dentro do seu organismo. 

A Função dos Carboidratos no Organismo

Os carboidratos são macronutrientes fundamentais para que o organismo funcione corretamente, e têm um impacto muito grande na nossa saúde e no desempenho físico. 

Além de atuarem como principal fonte de energia, os carboidratos auxiliam na composição das estruturas celulares, oferecem suporte ao sistema nervoso central, entre outras diversas funções. 

Agindo como um combustível, o carboidrato te dará mais disposição e vitalidade para as tarefas do dia a dia. Mas para isso, é importante escolher o tipo de carboidrato mais adequado para você.

O que são carboidratos simples e carboidratos complexos 

Carboidrato simples

De forma resumida, os carboidratos simples são aqueles pobres em fibras e nutrientes. Geralmente, eles são ricos em gorduras, corantes e conservantes. Esse tipo de carboidrato é aquele que você precisa evitar sempre que possível.

Opções de carboidratos simples: Refrigerantes, sucos de caixinha, massas brancas e biscoitos

Carboidrato complexo

Carboidratos complexos são ricos em fibras e nutrientes. Seus compostos são absorvidos de forma lenta, promovendo uma sensação maior de saciedade e auxiliando no processamento de vitaminas e proteínas dentro do organismo. 

Opções de carboidratos complexos: Grãos Integrais, pães integrais, legumes e feijões, além de massas à base de leguminosas e integrais.

Agora que você já aprendeu a escolher os carboidratos adequados para seus objetivos, vamos te ensinar a fazer uma dieta Low Carb da forma certa. 

Como Fazer a Dieta Low Carb

Basicamente, para fazer a sua dieta Low Carb, você deve reduzir o consumo de carboidratos, mas aumentar a ingestão de gorduras saudáveis e de proteínas. Você fará essa troca e verá os resultados com determinado tempo de dieta.

Escolha Alimentos Naturais

Recuse alimentos processados. Dê preferência para os mais naturais. Vegetais com baixo nível de carboidrato, como Brócolis, Couve-Flor, e folhas verdes são bem-vindos à sua dieta. Proteínas magras como frango e peixe, além de gorduras saudáveis como abacate e nozes, devem fazer parte da sua rotina alimentar.

Controle os Carboidratos

Como já foi falado no texto, os carboidratos são importantes para o organismo, portanto, você não deve interromper completamente a sua ingestão. Visite um nutricionista para que o profissional prescreva um limite diário de carboidratos. Controle a alimentação não ultrapasse os limites impostos pelo profissional de saúde.

Cuidados com as Frutas

Parece uma contradição muito grande quando falamos para ter cuidado com as frutas, mas o fato é que muitas delas são ricas em carboidratos. Opte por frutas cítricas, ou então opções suculentas, como melancia e melão. 

 

Não Deixe de se Hidratar

Dica que vale para qualquer dieta e para todos que querem ser saudáveis. Não deixe a hidratação de lado. Pessoas que não se hidratam costumam sentir mais fome durante o dia. Faça um teste, e beba água sempre que sentir vontade de beliscar algo fora do planejado. 

A Dieta Low Carb é para todos? 

Por fim, é importante ressaltar que a Dieta Low Carb não é indicada para todos. Como te explicamos, os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, logo, para atletas de alto rendimento, o corpo não conseguirá substituir completamente essa fonte de energia. 

Para se certificar que a Dieta Low Carb é ideal para você, consulte um médico especializado. 

Conte com a Forneria Luce

Nós da Forneria Luce temos uma grande variedade de produtos Low Carb, desde toras até kits de sobremesa para que você não fique passando vontade de comer doce. 

Acreditamos que as dietas são essenciais, mas sem precisar abrir mão dos sabores incríveis que a vida tem a oferecer!