O que o diabético deve comer no café da manhã?

A alimentação é um dos pontos mais importantes na vida de uma pessoa.

Todos nós devemos sempre estar atentos ao que ingerimos a fim de garantir mais saúde e qualidade de vida. No entanto, sabemos o quanto pode ser difícil controlar a vontade de comer, sobretudo para pessoas diabéticas. Pensando nisso, hoje você vai aprender o que o diabético deve comer no café da manhã.

Montar o cardápio de uma pessoa portadora de diabetes é uma tarefa dura e complicada, já que muitas vezes a dieta é bastante restritiva. O que muitos ainda não sabem, é que é possível comer bem, sem abrir mão de todos os sabores deliciosos que as melhores comidas podem oferecer. 

Antes de ensinar você a montar um bom cardápio de café da manhã, vamos entender melhor o que é a diabetes.

O que é a Diabetes

Diabetes é uma doença crônica que afeta mais de 13 milhões de brasileiros hoje em dia. Esse número representa uma parcela considerável da população do nosso país.

De forma resumida, a doença acontece quando o corpo não consegue produzir o hormônio insulina da forma adequada, fazendo com os níveis de açúcar cresçam na corrente sanguínea. A função da insulina é permitir que as células do organismo absorvam o açúcar e o transformem em energia para o dia a dia.

Diabetes Tipo 1

Esse é o tipo menos comum de Diabetes, mas também é o mais perigoso. Nesse caso, o sistema imunológico destrói as células que produzem a insulina no pâncreas. Indivíduos com diabetes tipo 1 precisam de doses diárias de insulina para sobrevivência.

Diabetes Tipo 2

Esse é o tipo mais comum da doença. Aqui, o corpo não consegue fazer o uso da insulina da forma correta, acarretando resistência ao hormônio. O tipo 2 está bastante associado ao excesso de peso e sedentarismo.

Apesas de ambos os tipos representarem reais riscos aos seus acometidos, a diabetes é uma doença que pode ser controlada. O segredo para isso está no conhecimento, em entender os benefícios de cada tipo de alimento para elencar os mais adequados para a sua alimentação. 

Prossiga com a leitura, e descubra como viver com saúde e liberdade tendo diabetes.

Opções para o Café da Manhã

Você deve ter ouvido mais de uma vez que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? Bom, a frase está correta. Nosso café da manhã deve ser completo e rico em nutrientes que vão ajudar a manter nosso corpo cheio de energia e vitalidade para o dia que está por vir.

Então vamos para algumas opções que você pode aproveitar na sua mesa de café da manhã.

  • Aveia: A aveia integral é rica em fibras e possui baixos níveis glicêmicos, o que ajuda uma pessoa portadora de diabetes a manter o equilíbrio no sangue.

  • Iogurte Grego Sem Açúcar: O que não falta no mercado hoje em dia são opções de alimentos zero açúcar, uma delas é o Iogurte Grego, que é rico em proteínas. Além disso, é delicioso e faz a diferença no dia a dia de pessoas diabéticas.

  • Bolos Zero Açúcar: Não tem nada melhor do que acordar de manhã com aquele bolinho quentinho esperando no café da manhã, não é mesmo? Se ele for zero açúcar, como os feitos na Forneria Luce, você pode aproveitar sabores como Mesclado Choc Chips, Cenoura e Laranja sem culpa e sem medo de colocar sua dieta saudável por água abaixo. 

  • Frutas: Muita atenção quando falamos em frutas. Maçãs, peras e pêssegos são ótimas opções, entretanto, o consumo de frutas deve ser moderado, já que elas possuem açúcares naturais que também afetam no controle do equilíbrio de pessoas diabéticas.

  • Cereais Integrais: Muitos preferem iniciar o dia com uma boa dose de cereais. Os diabéticos não precisam se limitar em relação a isso, mas devem escolher os cereais integrais, que podem ser combinados com leite desnatado ou iogurte sem açúcar.

  • Quiches Integrais Zero Açúcar: Por fim, as Quiches são outra opção deliciosa e super prática para o seu café da manhã. Por serem integrais e bem recheadas, elas te darão mais saciedade e você conseguirá lidar melhor com suas impulsividades. 

     

Faça uma Variação de Opções

Viver com restrições alimentares não significa abdicar de todos os seus desejos, ou pratos preferidos. Isso, na verdade, só tornará ainda mais difícil a sua jornada. Ao invés de criar obstáculos, por que não olhar com mais carinho para os alimentos, e selecionar os mais efetivos para a sua saúde?! 

Você não está sozinho(a)!

Nós da Forneria Luce sabemos como pode ser difícil abdicar dos seus doces preferidos em prol da sua saúde. Por isso, nos empenhamos em criar sobremesas saudáveis e que se aproximem ao máximo do sabor tradicional.

Então, se você quer garantir ainda mais flexibilidade, inclua nossas opções de Mini Tortas, Tortas, Pizzas e Quiches e descubra como é viver com a máxima liberdade! 

Aproveite também para acessar outros materiais que possam te interessar: