Sem Adição de Açúcar e Zero Açúcar: Qual a Diferença?

No mundo da alimentação existem diversos questionamentos sobre nomenclaturas e conceitos. Essas dúvidas acabam gerando confusão na cabeça do público, que sem as informações claras, acabam escolhendo alimentos errados. Hoje, você vai entender a diferença entre os alimentos Sem Adição de Açúcar e os Zero Açúcar.

Esse assunto é muito debatido quando falamos em dietas e alimentação regrada. Existem diversas pessoas que necessitam dos alimentos Zero Açúcar e sem Adição de Açúcar, entretanto, não sabem direito qual escolher.

Além de entender as diferenças, neste artigo, você vai conhecer para que tipo de público cada uma das categorias são destinadas. 

Alimentos Sem Adição de Açúcar

Os alimentos Sem Adição de Açúcar têm um nome autoexplicativo. Aqui, nenhum açúcar foi adicionado aos alimentos, entretanto, podem haver açúcares naturais presentes em suas composições. 

Um grande exemplo, são as frutas. São alimentos que não foram adicionados açúcares, porém, possuem frutose, que é um açúcar natural. 

Em resumo, nada além do natural foi colocado na composição daquilo que será ingerido. 

 

 

Alimentos Zero Açúcar

Assim como no tópico anterior, os alimentos Zero Açúcar também não tiveram nenhum açúcar processado ou refinado adicionado à sua composição. A diferença nesse caso, é que o produto passou por um processo para reduzir os açúcares naturais aos mínimos níveis. 

Quando falamos em alimentos Zero Açúcar, devemos ter muito cuidado, pois alguns podem estar ricos de outros ingredientes como corante artificial com o intuito de simular o sabor do açúcar. 

O ideal é que o consumidor leia atentamente sobre cada produto e dê preferência para empresas com destaque e autoridade no assunto, como a Forneria Luce. 

O público dos Alimentos Sem Adição de Açúcar

O público desse tipo de produto costuma ser bastante variado. O ideal é que as pessoas sempre optem por alimentos sem adição de açúcar e consumam apenas os nutrientes naturais de cada alimento.

  • Pessoas em Dietas: Para quem deseja perder peso, esse tipo de alimento é essencial. Os açúcares adicionados contribuem muito para o aumento de calorias, o que atrapalha o andamento das dietas. 
  • Pessoas que Buscam Saúde: Os indivíduos procurando por um estilo de vida mais saudável também podem optar por esse tipo de alimento. Lembrando que para isso, você não precisa estar necessariamente de dieta. É possível se alimentar com o intuito de ser saudável, sem estar fazendo algum regime. 
  • Pessoas com Restrições: É muito comum que pessoas com restrições alimentares também busquem alimentos sem adição de açúcar. As restrições podem ser naturais ou médicas, mas o fato é que esse tipo de produto faz parte das dietas desse grupo de pessoas.

 O Público dos Alimentos Zero Açúcar

Neste caso, os alimentos são destinados às pessoas com ainda mais restrições alimentares.

 

 

  • Diabéticos: Uma excelente opção para pessoas portadoras de diabetes, são os alimentos zero açúcar. Esse grupo de pessoas precisa restringir bastante suas alimentações quando falamos em consumo de açúcar. Nesse caso, esse tipo de alimento surge como uma válvula de escape. A Forneria Luce, por exemplo, possui um catálogo recheado de doces Zero Açúcar esperando por você.
  • Pessoas em Dietas: Assim como os alimentos sem adição de açúcar, os produtos Zero Açúcar são direcionados para pessoas em dieta. Nesse caso, não há uma obrigação ou uma necessidade pela escolha dos produtos zero, mas é fato que eles ajudam o público que quer obter resultados satisfatórios em suas dietas.
  • Pessoas com Restrições: Existe um leque de grupos que são restritos a alguns tipos de produtos. Para o público que precisa controlar a ingestão de carboidratos, por exemplo, e que estão em dietas Low Carb ou cetogênicas, podem incluir os produtos Zero Açúcar como parte da dieta.

Exemplos de produtos Sem Adição de Açúcar

  • Iogurtes Naturais: Não é difícil encontrar iogurtes feitos apenas com leite, e sem adição de açúcar. Esses são ótimos para cafés da manhã ou da tarde.
  • Molhos de Tomate: Esse tipo de produto é muito procurado para fazer pratos como Strogonoff e Macarrão. É perfeitamente possível encontrar molhos de tomate feitos apenas do Tomate e de temperos, sem adição de Açúcar.

  • Barras de Cereais: Para aqueles que gostam de se exercitar, as barrinha de cereais são indispensáveis. Também é um alimento que não é tão difícil encontrar unidades em que não foram adicionados açúcares.

Exemplos de produtos Zero Açúcar

  • Refrigerantes: Bebidas Zero Açúcar são muito fáceis de encontrar em supermercados. Estão frequentemente nas mesas dos brasileiros.
  • Sobremesas: Chocolates, Doces de Morango, Doce de Leite. Há uma diversidade imensa de sobremesas que não possuem açúcar. Desde tortas até mousses por exemplo. A Forneria luce é especialista nesse tipo de produto e tem os doces certos para que você aproveite sem sair da dieta e sem abrir mão da saúde. 
  • Cereais: Para o seu café da manhã, também existem os cereais sem açúcar. Também é possível encontrar em supermercados da sua cidade.

Como Saber o Meu Tipo de Produto

Alimentação não é brincadeira. O ideal é que cada um busque ajuda de acordo com as suas particularidades. Com o aval de um profissional de nutrição, você pode iniciar a sua alimentação regrada.

Lembre-se sempre de ler com atenção os rótulos de cada produto que você pretende consumir. Drible as armadilhas e conquiste seus objetivos alimentares.

Acessando a Forneria Luce, você conhecerá nosso catálogo incrível de doces zero açúcar prontinhos para serem devorados.