Cardápio para diabéticos: Como montar um?

A vida de um diabético é pautada numa constante preocupação com a própria saúde, com isso, um cardápio para diabéticos deve ser regrado e altamente nutritivo.

Mas não acredite em lendas que dizem que os diabéticos precisam abrir mão dos seus doces preferidos para viver com qualidade e saúde. Isso não é verdade! 

É claro que existem alguns cuidados que não podem ser negligenciados, mas é possível sim criar um cardápio balanceado, nutritivo e altamente saboroso para essa jornada restritiva. 

 Como deve ser um cardápio para diabéticos

Um bom cardápio para diabéticos deve priorizar alimentos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras. Opções como vegetais, grãos integrais e proteínas magras são ótimas opções e que trarão mais saciedade para a sua rotina. 

Para a sobremesa, é possível escolher dentre uma grande variedade de doces zero açúcar, pensadas exclusivamente para as necessidades do diabético.

Mas nós sabemos que o principal desafio em seguir um cardápio voltado para diabéticos está na variedade, no sabor. Pensando nisso, trouxemos algumas opções de alimentos para acrescentar no seu dia a dia.

 Café da Manhã

O ideal é que sejam consumidos alimentos ricos em fibras. Pães são boas opções, mas é preferível optar por cereais ou torradinhas integrais, pois ajudarão a controlar o nível de glicose no sangue.

Para os que gostam de laticínios, recomendamos aqueles com baixo teor de gordura ou completamente sem gordura, como o queijo minas, cottage, ricota. 

O iogurte também é uma ótima opção, pois além de ser fonte de cálcio e atuar no combate da diabetes tipo 2, vai bem com vários acompanhamentos: frutas picadas, granola zero açúcar ou um mix de oleaginosas.  

Nesse ponto, é importante priorizar frutas de baixo índice glicêmico, como maçãs e peras. E oleaginosas que tragam benefícios para o diabético, como o pistache, castanha de caju, nozes, entre outras opções.

Almoço

Depois de um café da manhã reforçado e nutritivo, vamos para o almoço. 

Nessa etapa, o seu prato precisa atender às suas necessidades. Ou seja, precisa ser reforçado para que você não sinta fome após a refeição. Para isso invista em opções integrais, como o arroz e macarrão, que além de serem fonte de fibras, te deixarão saciado por mais tempo. 

Você também pode utilizar a batata-doce como carboidrato principal, a lentilha, o arroz negro, mas sempre evitando ao máximo os carboidratos simples. 

Para o acompanhamento, é interessante adicionar vegetais como brócolis, cenoura, e pimentão, que são ricos em fibras e possuem alguns nutrientes essenciais para o corpo. 

Não podemos esquecer das proteínas, dando sempre preferência para as mais magras. Elas ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, auxiliam no trânsito intestinal, dão maior saciedade, ajudam na manutenção e aumento da massa magra corporal, entre outros diversos benefícios. 

 Lanche da tarde

No lanche da tarde, você pode optar por frutas, no mesmo padrão do café da manhã, por exemplo. Os ovos também são ótimos, acrescentando ainda mais saciedade ao lanche. 

Mas se você quiser quebrar a mesmice, um bolo zero açúcar é outra opção que acompanha perfeitamente o café, suco ou iogurte do seu lanche. Aqui na Forneria Luce você encontra diversas opções de bolos funcionais, como outras sobremesas zero açúcar. 

Jantar

Assim como no almoço, o ideal é dar sempre preferência às proteínas magras, como o salmão, frango, grão de bico e quinoa, que ficam perfeitas acompanhadas de uma saladinha, ou um mix de legumes.

Para deixá-lo ainda mais saciado,  você pode incluir um acompanhamento rico em fibras, como verduras e grãos integrais.  

As sopas caseiras também são boas opções para quando você quiser experimentar algo diferente. Mas atenção ao modo de preparo, evite sopas muito incrementadas, ou gordurosas, uma de legumes pode ser a ideal. 

Sobremesa

Chegamos no momento mais delicado… no estopim da ruptura do cardápio de um diabético: a sobremesa.

Embora existam “n” opções saudáveis como frutas, mousses e sorvetes com baixo teor de gordura, o que você realmente quer é um doce, daqueles que ativam suas papilas gustativas e te dão prazer em apreciar aquele momento. 

 

E você pode ter, por quê não? 

Atualmente, o diabético não precisa sofrer mais com um cardápio engessado, limitado e sem sabor. Sabe por quê? 

Existem lojas especializadas, como a Forneria Luce, que estão sempre empenhadas em criar sobremesas sem açúcar e funcionais.

Lá você encontra mini brigadeiros, mini cheesecakes, brownies, docinhos, tortas, todos na versão zero açúcar e que combinam perfeitamente com a sua jornada restritiva. 

 

Um cardápio para diabéticos pode ser delicioso SIM!

Como você já sabe, a alimentação desempenha um papel muito importante na qualidade de vida de qualquer pessoa com diabetes. 

Suas escolhas trarão uma vida mais saudável e saborosa, ou uma vida limitada e baixo astral. Para onde elas estão te levando? 

A conscientização é a parte mais importante nesse processo, mas fica muito mais fácil quando se encontra opções deliciosas que vão transformar o dia a dia de um diabético, muito mais feliz.

Essa é uma das missões da Forneria Luce, levar sabor e alegria para um público que não precisa abrir mão de tudo o que ama em troca de uma vida mais saudável.

Últimos cuidados

É claro que existem outros cuidados que vão transformar a rotina de uma pessoa com diabetes ainda melhor, até porque, uma alimentação balanceada trará benefícios ainda maiores quando aliada a uma vida mais saudável e ativa. 

Para isso, busque praticar exercícios físicos por, pelo menos, 150 minutos por semana, dê atenção a sua pressão arterial, tenha um cuidado especial com a saúde dos olhos, e utilize a medicação adequada. 

Só com isso você já verá uma grande mudança na sua vida como um todo, refletindo também naqueles que convivem com você e entendem seus desafios.