TOP 5 Oleaginosas para quem sofre de diabetes

Você sabia que as oleaginosas trazem inúmeros benefícios para quem sofre de diabetes?

Além de serem riquíssimas em gorduras boas, elas também atuam no equilíbrio da glicemia, são fonte de fibras e não podem ficar de ficar de fora do seu cardápio saudável.

É por isso que viemos explicar os benefícios das oleaginosas na vida de quem luta contra a diabetes, para que você possa selecionar suas favoritas para a dieta.

Quais os benefícios do mix de nozes para o diabético?

Constituído por sementes e grãos, as oleaginosas são carregadas de benefícios. Além de serem ricas em gordura insaturada, uma fonte importante de energia, também são responsáveis por acrescentar a dose certa de nutrientes para sua refeição.

Conheça agora todos os benefícios que um mix de nozes traz para quem tem diabetes, e abasteça sua alimentação com opções saudáveis e extremamente saborosas.

1- Previne infartos e derrames

As oleaginosas são muito boas para o coração, e ajudam a prevenir doenças cardíacas e o risco de AVC. Basta dois grama por dia para que você tenha uma melhora no seu colesterol LDL e aumento no colesterol HDL, que é o bom colesterol, ajudando a manter seu coração forte e em bom funcionamento.

2- É repleta de antioxidantes

Os antioxidantes presentes nas oleaginosas ajudam a combater o estresse oxidativo, atuando como um neutralizador de radicais livres – moléculas instáveis ​​que podem causar danos às células e aumentar o risco de doenças.

3- Auxilia na perda de peso

Embora sejam altamente calóricas, algumas nozes podem auxiliar na perda de peso.

Um estudo recente, feito exclusivamente com mulheres com excesso de peso, comprovou que aquelas que se alimentaram de amêndoas e pistache apresentaram uma redução de 5cm na circunferência abdominal.

Também foi descoberto que o nosso corpo absorve cerca de 21% menos calorias de amêndoas e pistache, e que uma porção da gordura fica presa na parede fibrosa da castanha durante a digestão.

4- É riquíssima em fibras

Uma dieta rica em fibras auxilia no controle da glicemia e da gordura do sangue, além de atuar em benefício da sua saúde intestinal. A fibra também ajuda na saciedade com a refeição e colabora para a redução do número de calorias absorvidas nas refeições.

Abaixo você confere a quantidade de fibras de cada uma, escolha as suas e crie o mix perfeito para você. Lembrando, claro, de não exceder 30 gramas por dia, que é o equivalente a um punhado.

  • Amêndoas: 3,5 gramas;
  • Pistaches: 2,9 gramas;
  • Avelãs: 2,9 gramas;
  • Nozes pecã: 2,9 gramas;
  • Amendoim: 2,6 gramas;
  • Macadâmias: 2,4 gramas;
  • Castanhas-do-brasil: 2,1 gramas.

5- Ajuda no controle do colesterol e triglicérides

Um outro estudo feito com pessoas obesas, no período de 12 semanas, observou que aqueles que comeram pistaches tiveram os níveis de triglicérides quase 33% mais baixos do que no grupo de controle.

Isso se dá ao alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados presente nas oleaginosas. Amêndoas e avelãs também são capazes de reduzir o colesterol LDL total e "ruim", e aumentar o colesterol HDL "bom", podendo ser consumidas fatiadas, inteiras ou numa deliciosa tartelete sabor ferrero.

6- Reduz as inflamações do organismo

Essas pequenas delícias crocantes também possuem fortes propriedades anti-inflamatórias. Inflamações crônicas podem causar danos aos órgãos e aumentar o risco de doenças, e a ingestão das nozes pode reduzir a inflamação e promover o envelhecimento saudável.

7- É uma fonte incrível de variados nutrientes

As oleaginosas são uma ótima fonte de nutrientes, como fibras, magnésio, selénio, cobre, manganês e outras substâncias que ajudam a manter o nosso organismo saudável e abastecido.

Algumas opções, como a castanha-do-brasil, fornecem mais selênio do que outras. Já as castanhas de caju costumam ter quase 8 carboidratos por porção.

Por isso, é muito importante conhecer cada uma delas para elencar as mais adequadas para a sua restrição. Vamos ver quais são?

Quais são as melhores oleaginosas para o diabético

Pistache

O pistache, além de ser extremamente saboroso e combinar com várias receitas, é uma das melhores oleaginosas para quem convive com diabetes. Pessoas que consomem pistache com frequência apresentam índices menores de glicose no sangue, insulina de jejum e o colesterol ruim (LDL)

Castanha de Caju

A castanha de Caju é outra opção saborosa que atua no controle da glicemia. Ela faz com que a glicose e o colesterol sejam absorvidos mais lentamente durante as refeições, evitando picos, além de combinarem com várias receitas saudáveis.

Nozes

A noz é outro lanche poderoso para a saúde de um diabético, ou qualquer um que queira abastecer seu corpo com nutrientes. Além de serem antioxidantes, elas combinam com várias receitas, sejam elas doces, como a Torta Nozes Zero Açúcar, ou salgadas, como a nossa Quiche de Cebola com Nozes e Gorgonzola Lowcarb.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é uma das fontes mais ricas em selênio, nutriente que ajuda no controle das inflamações e alguns tipos de câncer. A castanha-do-pará também ajuda a estabilizar os níveis de glicose e insulina.

Amêndoas

As saborosas amêndoas, quando consumidas em pequenas porções, também auxiliarão no controle da glicemia, melhora da resistência insulínica e aumento da saciedade.

Hoje em dia você encontra inúmeras receitas com farinha de amêndoas, que além de atribuírem o toque adocicado e característico da amêndoa, são uma rica fonte de energia, proteínas, vitaminas e nutrientes.

No site da Forneria Luce você encontra uma categoria inteirinha de bolos base de farinha de amêndoas e coco para se jogar sem culpa.

Viva BEM com suas restrições

Viu como as oleaginosas podem ser altamente benéficas para quem luta contra a diabetes?! Seu passe para a LIBERDADE NUTRICIONAL está em suas mãos.

Quando você investe em pratos saudáveis e funcionais, criados especialmente para as suas necessidades, você deixa de ser um refém e passa a ditar as regras da sua alimentação.

Torne-se mais um apaixonado pelos quitutes da Lu e INVERTA O JOGO.