7 alimentos que podem ajudar a aliviar os efeitos da ressaca

1. Água

Um dos maiores problemas causados pelo consumo excessivo de álcool é a desidratação, considerado um sintoma potencial da ressaca. Isso porque o álcool estimula a diurese, ou seja, a produção de urina a níveis muito altos, mesmo com pouca ingestão de água.

Por conta disso, beber água, tanto durante quanto depois do consumo de bebidas, é uma forma de reduzir os impactos causados pela desidratação alcoólica, como sonolência, dores de cabeça e tontura.

 

2. Água de coco e bebidas isotônicas

Água de coco e bebidas isotônicas também podem ser aliados do corpo após o consumo de álcool, porque a desidratação é o principal fator de alerta durante a ressaca, de acordo com a nutricionista Roberta Stella.

Outro ponto positivo do consumo da água de coco e dos isotônicos é que eles repõem sais minerais perdidos durante o consumo de alcoólicos. Ademais, a sensação gelada dos líquidos ajuda a amenizar a sensação de mal-estar.

 

3. Sucos

Os sucos, em geral, podem amenizar os efeitos da ressaca, pelos mesmos motivos da água: eles ajudam o indivíduo a se manter hidratado, evitando o mal-estar comum no dia posterior à bebedeira.

Sucos como o de beterraba, por exemplo, podem favorecer o fígado, órgão importante na desintoxicação pós-álcool. Já os sucos de acerola, limão e laranja também auxiliam no bem-estar, porque fornecem antioxidantes protetores do corpo e vitamina C.

 

4. Sopas

As sopas são recomendadas em muitas situações de recuperação do corpo, e a ressaca é uma delas. Esse grupo alimentar tem fácil digestão e é leve para o estômago, sendo uma excelente opção para quem bebeu demais.

5. Frutas e vegetais

Segundo alguns nutricionistas, a inclusão de alimentos de fácil digestão no cardápio é importante para não "irritar" ainda mais o organismo. Por isso, frutas e vegetais são opções benéficas depois do consumo de bebidas alcoólicas.

Folhas de mostarda e brotos ajudam a desintoxicar o fígado. Dessa forma, no dia seguinte à bebedeira, essas verduras também são recomendadas para consumo.

 

6. Chás

Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira têm grande potencial para limpar o corpo das toxinas do álcool. Isso porque as ervas podem ajudar a renovar as células hepáticas, relevantes para o processo de desintoxicação no corpo. Assim, consumir algum chá herbal também é uma alternativa que ajuda a evitar os efeitos da ressaca.

 

7. Pão e biscoito de água e sal

O consumo de álcool irrita a mucosa estomacal e eleva a acidez no órgão. Por isso, ingerir alimentos secos e salgados, como pães e biscoitos, pode diminuir os efeitos da ressaca, uma vez que esse tipo de comida desacelera a produção do ácido estomacal.

Nutricionistas apontam que outro motivo pelo qual esses alimentos são indicados é a energia que fornecem ao fígado, responsável por processar as toxinas do excesso de álcool no corpo.

Depois de ler este post, você já conhece 7 alimentos que ajudam a diminuir os efeitos da ressaca. Mas lembre-se: para ter um bom resultado, é importante combiná-los com boas práticas de hidratação e descanso. Durma bem, beba bastante água e coma alimentos leves para se recuperar dos excessos da noite anterior. E se precisar de uma ajudinha extra, experimente os produtos da Forneria Luce: nossos bolos, tortas e massas podem te ajudar a recuperar as energias rapidamente!