Tipos de aveia

Existem diferentes tipos de consumir a Aveia, algumas delas são:

Farinha de Aveia: É produzida a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca, mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais. A farinha de aveia é ideal para substituir a farinha de trigo na preparação de bolos, pães e tortas, entre outras receitas.

Farelo de Aveia: É obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana. Por isso, é altamente nutritivo, além de ser versátil, o que permite ser usado de diferentes maneiras.

Aveia em Flocos: são feitos por meio dos grãos de aveia inteiros, que são prensados até adquirirem um formato achatado. Os flocos de aveia podem ser encontrados nas versões fina e grossa e podem ser consumidos tanto in natura como adicionados a iogurtes, sucos, vitaminas, sopas e frutas.

Quais os beneificios de consumir aveia:

O consumo diário de aveia, desde que feito na quantidade adequada, pode contribuir para a perda de peso. Isso porque a aveia é rica em fibras e estas, por sua vez, ajudam a transmitir a sensação de saciedade ao organismo. Além disso, os carboidratos presentes no cereal são conhecidos por serem de absorção mais lenta.


A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal.


A aveia pode ser consumida a noite, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

Há alguns efeitos colaterais se o consumo de aveia for em excesso. Pode causar aumento da produção de gases, do bolo fecal e do número de evacuações. Por isso, quem tem o intestino muito acelerado precisa consumir com moderação.

Já sabia dessas diferenças? Agora vocês entendem melhor na hora de consumir um alimento com aveia.

Até a próxima!