Pressão alta: Quais os riscos da hipertensão?

Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo.

O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais (como AVC), quanto cardíacos (como infarto), doença renal crônica, alterações na visão e impotência sexual.

A hipertensão pode ser controlada e o paciente pode ter qualidade de vida, no entanto, é de extrema importância que esse paciente tenha acompanhamento médico rotineiro.

A hipertensão pode ter inúmeras causas, como: hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, estresse e o fumo.

Entretanto, você pode ajudar seu corpo com uma alimentação equilibrada, beneficiando o funcionamento do organismo como um todo e melhorando o ritmo dos vasos sanguíneos e da musculatura do coração.

O excesso de gordura, carboidratos refinados e sal, faz com que você não consuma os nutrientes adequados e com a pouca ou nenhuma atividade física acaba se tornando um grande fator para o surgimento da hipertensão.

Faça escolhas inteligentes:
- Compre produtos com menos teor de sódio, caso haja essa opção

- Dê preferência para aves frescas, peixes e carnes magras em vez de enlatados, defumados ou processados.

- Observe os refrigerantes light e diet, pois podem conter alto teor de sódio, já que alguns edulcorantes contém sódio na sua composição.

-Quando for cozinhar diminua o sal e use temperos naturais, como ervas e limão.

- Evite temperos prontos e opite sempre pelo mais natural possível.

- Evite alimentos como: picles, azeitonas, mostarda, ketchup, presunto, peito de peru e mortadela.


Exercite-se e alimente-se bem sempre.

Gostou de saber disso? Acompanhe o nosso blog para outros assuntos.

Fonte da foto: Pinterest