Café da manhã saudável: 7 opções para começar o dia com energia!

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. É o que nos dá energia para enfrentar o dia e fazer tudo o que precisamos e, por isso, deve ser saudável. Às vezes, não temos tempo para preparar um café da manhã saudável e acabamos comendo qualquer coisa. Isso pode afetar negativamente a nossa saúde e bem-estar. Uma dieta saudável é fundamental, e é preciso ter a atenção necessária para que o nosso café da manhã possa transmitir o combustível necessário para um dia bem sucedido em todos os sentidos. Aqui estão 7 opções de alimentos saudáveis que você pode incluir no seu café da manhã para garantir energia durante todo o dia.

Pão integral

Os pães integrais são os responsáveis por entregar os carboidratos que fornecem energia ao organismo. Sem eles, o corpo não funciona adequadamente. Além de serem uma ótima fonte de energia, os pães integrais também são ricos em fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.

Banana

A banana é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, como fornecer energia para o corpo, reduzir a pressão arterial, evitar cãibras musculares e favorecer o aumento da serotonina, combatendo a depressão e melhorando o humor. Rica em potássio, vitaminas e minerais, a banana é um alimento indispensável para quem busca uma vida saudável. Além de tudo, ela é deliciosa e pode ser consumida de diversas formas: in natura, em sucos, vitaminas, doces e até mesmo em pratos salgados.

Tapioca

A tapioca é rica em ferro, substância essencial para o funcionamento do corpo. Ele também é o grande responsável pela criação de glóbulos vermelhos no organismo, prevenindo a má circulação, a anemia e condições relacionadas. Além disso, a tapioca é uma ótima opção para quem busca uma refeição leve e nutritiva.

Queijo frescal

Além de ser rico em cálcio, o queijo frescal traz benefícios para os cabelos, pele, intestino e até mesmo para os ossos, isso porque, é o queijo mais rico em nutrientes e possui baixas calorias. Ele é fonte de proteínas, cálcio, vitaminas A, B e D e minerais como o fósforo.

Granola

A granola é um alimento formado por uma mistura de aveias crocantes torradas no forno, frutos secos, frutas desidratadas, sementes e mel. Podem ser incluídos também outros ingredientes, como coco seco ou ralado, chocolate amargo, manteiga de amendoim e especiarias. A granola é fácil de ser preparada em casa e é normalmente consumida no café da manhã e nos lanches.

Mamão

O mamão, espécie Carica papaya L, é fruto do mamoeiro. Esse alimento é preferencialmente consumido in natura pelo brasileiro. Sozinho ou acompanhado de outras frutas é uma excelente opção para o café da manhã ou lanche rápido entre as refeições. O frescor do mamão também permite a associação com cereais integrais, sementes e grãos.

Pasta de amendoim

Rica em gorduras boas, a pasta de amendoim é fonte de ácidos graxos poli-insaturados como o ômega 3, que tem importante poder anti-inflamatório e protetor cardiovascular. É fonte ainda de proteína vegetal e aminoácidos essenciais, que são fundamentais para a construção e recuperação muscular, e de sais minerais como potássio, que ajuda a evitar câimbras, e magnésio, além de vitamina E, fitoesteróis e vitaminas do complexo B.

Além de seguir as 7 dicas de café da manhã saudável que demos aqui, é importante ter em mente que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas não se preocupe, nem todos os alimentos saudáveis precisam ser complicados de preparar. A Forneria Luce traz para você algumas receitas fáceis e deliciosas, que lhe darão energia! Além disso, você pode contar com a ajuda de um nutricionista para montar um café da manhã saudável e personalizado para você!