Quer saber a diferença entre os dois? Hoje trouxemos uma explicação e exemplos de alimentos de cada um para você entender a sua funcionalidade.

Lowcarb

Você já deve ter ouvido falar sobre a dieta low carb, ou até mesmo conhece alguém que começou a segui-la para perder peso. Hoje vamos entender para o que cada uma funciona e quais os seus determinados objetivos.

Como o próprio nome já diz em inglês, é uma dieta com baixo nível de carboidratos, e um aumento dos demais nutrientes, principalmente a proteína.

Dessa forma, há um menor estímulo a secreção de insulina, e uma aumento da oxidação das gorduras, utilizando-as como fonte energética.

O objetivo é a perca da utilização da fonte energética e preservação da massa magra.

 

  • Exemplos de opções low carb:

 - Ovos, bacon, queijo amarelo, salada com vegetais , legumes, azeite de oliva, abacate, coco, kiwi, morangos.

 

Funcional

Já um alimento funcional está ligado ao papel fisiológico e metabólico que um nutriente ou não-nutriente exerce no organismo. O que significa que o alimento funcional tem a função não somente de nutrir o organismo, mas também de ajudar a prevenir e a tratar condições e doenças.

 

São as fibras que exercem a função protetiva do intestino ao melhorarem o seu funcionamento. Um exemplo de não-nutriente são as substâncias antioxidantes como o betacaroteno presente nos alimentos de cor amarelo-alaranjado que ajuda a combater os radicais livres, compostos que danificam as células sadias do corpo causando uma série de prejuízos como o envelhecimento precoce e o câncer.

 

  • Exemplos de opções funcionais:

Cereais integrais, soja e derivados, leite, tofu, frutas oleaginosas como as castanhas, nozes e semente de girassol. Leites fermentados como o iogurte, aveia, fibras alimentares também fazem parte.

 

Gostaram de saber a diferença? Agora que vocês já sabem, lembre-se de consultar um profissional de saúde, como um nutricionista para definir com você qual o melhor caminho para você consumir uma alimentação saudável.