Descubra por que as comidas pouco saudáveis são tão convidativas

Por que comidas pouco saudáveis são tão convidativas?

Muitos de nós já nos perguntamos por que as comidas pouco saudáveis são tão atraentes. Afinal, por que comemos alimentos ruins, mesmo quando sabemos que são ruins para nós? A resposta é um pouco complicada, mas, resumidamente, é porque as comidas ruins podem causar uma resposta de recompensa no cérebro. Estudos mostraram que alimentos ricos em gordura e açúcar são extremamente convidativos, e nosso cérebro os quer. Comidas que não são saudáveis nos fazem sentir prazer e, às vezes, nos ajudam a aliviar o estresse ou a ansiedade. Esses alimentos também proporcionam níveis mais altos de energia, o que os torna ainda mais atraentes. Por fim, acostumar-se a comer alimentos ruins nos torna viciados neles. Estudos indicam que eles podem ser tão aditivos quanto drogas e álcool.

Sabor é tudo

Muitos de nós temos uma fraqueza por comidas pouco saudáveis, como frituras, pasta, refrigerantes de açúcar e doces. Isso ocorre porque estes alimentos possuem um sabor muito mais intenso que os alimentos mais saudáveis. O sabor parece ser a força motriz que nos leva a desejá-los, mesmo que saibamos que não são os melhores para nossa saúde.

Marketing e propaganda

Os alimentos não saudáveis geralmente têm uma boa aparência, sabor e aroma. Por isso, eles são muitas vezes usados ​​em peças de propaganda, pois os consumidores são irresistivelmente convidados a adquiri-los. Os profissionais de marketing e propaganda usam tratamentos especiais, como luzes, ângulos criativos e ênfase visual para dar uma aparência ainda mais tentadora às comidas pouco saudáveis.

A conveniência como fator chave

Comida saudável pode sim ser conveniente e saborosa, mas muitas vezes não é tão aceitável quanto aquelas coisas deliciosamente insalubres que sabemos que não são boas para nós. Por quê? A conveniência é um fator-chave aqui. Comidas não saudáveis são muito fáceis de se obter, e o preço é, em muitos casos, atraente. Não exigem preparação prolongada, nem impressas especiais e você tem elas praticamente na sua porta.

O poder do anseio

O anseio é o responsável por nos fazer querer provar comidas pouco saudáveis. O nosso cérebro os associa com momentos de comodidade e de satisfação. Por isso, comida ruim sempre nos parece mais atraente aos nossos sentidos. Mesmo com o aumento da conscientização das pessoas sobre comidas saudáveis, ainda é difícil resistir ao anseio que sentimos por estes alimentos.

As consequências de um estilo de vida inadequado

As comidas não saudáveis nos atraem de várias maneiras e é importante conhecermos as consequências desses alimentos. Uma alimentação ruim pode ter efeitos negativos no nosso humor, saúde, energia e até mesmo na nossa aparência física. São vários motivos que nos fazem optar por uma dieta não saudável e é necessário entender que todas essas consequências não são nada boas.

Apesar de todas as consequências ruins, as comidas pouco saudáveis ainda são extremamente convidativas. Isso acontece porque elas despertam sensações positivas no nosso cérebro, como prazer e felicidade. Felizmente, você não está sozinho nessa luta: Oferecemos uma grande variedade de opções saudáveis para você se deliciar sem culpa. Conheça todas as nossas opções e seja feliz!