10 alimentos para manter seu coração saudável

Manter um coração saudável é essencial para a saúde geral do corpo, e uma boa alimentação é um ótimo lugar para começar. Alguns alimentos podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e até mesmo promover o bom funcionamento do coração.  O coração é o órgão mais importante do nosso corpo, pois é ele que bombeia o sangue para todas as nossas células. Por isso, é fundamental mantê-lo saudável e forte. Uma das maneiras de fazer isso é através da alimentação. Aqui estão 10 alimentos que podem ajudar a manter seu coração saudável:

1. Frutos vermelhos

Ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro.

2. Leguminosas

As leguminosas são ricas em vitaminas do complexo B, que ajudam a equilibrar a ansiedade, estresse, fadiga e concentração. As lentilhas, o grão e o feijão contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes. Inclua leguminosas nas suas sopas ou em saladas.

3. Maçã

A maçã é uma fruta com ótimas quantidades de carotenoides e flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir algumas doenças, como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e Alzheimer.

4. Salmão

Esse peixe gorduroso de águas frias contém ômega 3, um tipo de gordura essencial para o funcionamento do corpo humano. Além disso, ele é rico em astaxantina, um poderoso antioxidante.  De cor avermelhada e consistência firme, o salmão vive nos oceanos Pacífico e Atlântico. Este peixe nasce em água doce, mas migra para o mar em época de reprodução. O salmão pode ser pescado, sendo chamado de selvagem, e ainda pode ser cultivado em cativeiro, como forma de se manter disponível para consumo em diferentes épocas do ano. Este peixe é considerado bastante versátil, pois pode ser consumido cru, grelhado ou cozido.

5. Frutos secos

Do ponto de vista nutricional, e embora sendo alimentos ricos em gordura, os frutos secos são saudáveis porque a maior parte da gordura que os compõe é monoinsaturada. Esta tem um papel protetor a nível cardiovascular, diminuindo os níveis sanguíneos do colesterol LDL, o “mau”, e aumentando o HDL, o “bom colesterol”.

6. Aveia

A aveia é um cereal bastante consumido no café da manhã e é uma opção nutritiva para começar o dia. Mas, além disso, também pode ser um ingrediente em diversas receitas e refeições ao longo do dia. Pode ser encontrada na forma de farelo, flocos ou farinha.

7. Vinho tinto

O resveratrol é uma substância encontrada na casca das uvas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os principais benefícios são a redução do colesterol LDL (o “mau colesterol”) e aumento do HDL (o “bom colesterol”), sendo, desta forma, considerado como uma substância com um papel protetor a nível cardiovascular.

As mulheres não devem exceder um copo de vinho tinto por dia, enquanto os homens não devem ingerir mais do que dois copos.

8. Azeite

O azeite é o óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. Essa árvore é uma das mais antigas conhecidas do mundo, sendo cultivada antes da invenção da escrita. Por isso, sabe-se que o consumo do azeite é milenar, mas não se tem conhecimento desde quando ele passou a fazer parte das refeições.

9.Espinafres

O espinafre é um vegetal verde-escuro rico em vitaminas A, C e E, e compostos fenólicos, como luteína, zeaxantina e canferol, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele e evitam o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

10. Linhaça

A semente de linhaça é rica em fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e promove os movimentos naturais do intestino, ajudando a prevenir e combater a prisão de ventre.

Além disso, a semente de linhaça também contém boas quantidades de ômega 3, vitamina E e magnésio, nutrientes com propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, que melhoram o relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuem a inflamação das artérias, ajudando a prevenir o surgimento de doenças, como pressão alta, aterosclerose e infarto.

Manter um coração saudável é essencial para uma boa saúde geral. O consumo de alimentos ricos em vitaminas, nutrientes, ácidos graxos e antioxidantes, como os listados acima.